Quando você planeja uma festa, suas chances de sucesso aumentam se atrair seus convidados com comidinhas, drinks especiais e um tema bastante popular e muito bem executado (como uma noite de música dos anos 90). Você pode comparar todo o esforço para preparar a festa com o esforço para atrair visitantes para sua loja virtual. Você vai precisar trabalhar muito para direcionar o máximo de tráfego para seu site. Da mesmo forma como acontece quando se planeja qualquer outra coisa, há algumas tarefas que requerem um longo período de preparação enquanto outras podem ser executadas de imediato.
Não importa se você acabou de lançar um site de e-commerce ou se já está nesse mercado há algum tempo, todos podem se beneficiar de um empurrãozinho a mais para aumentar o tráfego do seu e-commerce e, em última análise, conseguir que os consumidores comprem seus produtos. Mas cada cliente em potencial é diferente do outro, e há muitas formas especiais de alcançar cada um deles. Desde as redes sociais até o SEO, trabalhar com influenciadores, entre outras, todas são formas que já se mostraram eficazes, e certamente vão direcionar mais tráfego para sua loja virtual.
01. Crie uma campanha para uma promoção
Quando faz compras online, você também clica imediatamente na aba “promoções” do site da loja virtual para encontrar os melhores preços – ou sou só eu? Todo mundo adora uma boa promoção, isso é fato, pura e simplesmente falando. Se você criar uma excepcional campanha de liquidação, muitos visitantes vão ir correndo para seu site – e isso é outro fato. Seja uma campanha planejada a tempo da próxima data festiva, ou uma sem qualquer motivo específico, as pessoas respondem de imediato. Apenas se certifique que seja lá o que você decidir, seja mostrado através do seu site. Pode ser um banner, uma janela ou uma fita direcionando para os produtos em liquidação. Para que possa começar, veja a seguir algumas idéias para uma campanha que podem ser implementadas:
Realize um concurso ou distribua brindes: As pessoas adoram ser recompensadas. Você pode oferecer um incentivo (por exemplo, entrega grátis ou um cupom de desconto para a primeira compra) desde que os usuários se cadastrem na sua lista de e-mail's. Isso vai motivá-los a entrar no seu site e depois a comprar.
Crie uma sensação de urgência: A urgência é uma tática garantida para direcionar visitantes para seu site e pode ser uma oferta de frete grátis até o fim do mês ou o anúncio de uma grande liquidação em breve. Quando você inclui no seu site o recurso contagem regressiva para um evento ou uma liquidação particularmente empolgantes, os usuários vão se sentir motivados a continuar entrando no seu site diversas vezes só na expectativa. Que vençam os consumidores mais impulsivos!
Leve dois, pague um: camisetas, chapéus, sapatos, perfumes: o que você quiser. A maioria das pessoas está mais inclinada a comprar quando sabem que vão conseguir alguma coisa de graça. Na pior das hipóteses vão verificar o site para saber do que se trata essa promoção.
Crie um cupom que só estará disponível no seu site: Quem não gosta de um bom negócio? Cupons são uma forma garantida de atrair os clientes, seja um desconto de 15% ou de 50%. Se o cupom for acessível exclusivamente através do seu site, você pode estar certo que mais visitantes vão entrar no site e acabar por comprar.
No entanto, criar uma promoção é apenas o primeiro passo. Sem ter um planejamento que dê apoio à promoção você pode acabar se perdendo por esses caminhos. Isso é especialmente verdadeiro quando você não tem uma loja física com uma grande faixa na vitrine gritando “LIQUIDAÇÃO”. É aqui que entra o Marketing Digital. Quer sua estratégia seja através das redes sociais, email marketing ou quaisquer outros meios, este tipo de ação é o ingrediente principal para o sucesso da seu e-commerce. Está pronto para conseguir mais tráfego para seu site? Combine todos os seus esforços para uma campanha criativa com as dicas promocionais que você encontra a seguir e terá a fórmula para o sucesso.
02. Invista pesado no Facebook
Você sabia que 75% dos consumidores recorrem ao Facebook antes de fazer uma compra? Esse é um motivo mais do que suficiente para estar ativo na rede social mais popular de hoje em dia. Além disso, é mais uma forma para os clientes saberem mais sobre você e estarem atualizados sobre as novidades do seu negócio. Os dois métodos a seguir vão te ajudar a utilizar esta rede social ao máximo.
Crie uma página no Facebook: Se alguém ainda lembra dos dias das listas de telefone, então o Facebook é como as Páginas Amarelas das empresas. Muitas pessoas vão procurar a página do Facebook da sua loja para informações como o link para seu site, número de telefone e suporte ao cliente. Aqui também é um bom local para publicar e promover qualquer conteúdo que tenha um link para seu site como, por exemplo, uma campanha promocional (como mencionamos acima), um artigo num blog (que tenha um link diretamente para seu site) ou um novo item disponível na sua loja.
Anúncios no Facebook: Uma outra excelente localização para alcançar seu público-alvo na plataforma é através de anúncios do tipo pago por clique, também conhecidos como Anúncios no Facebook. Aqui você pode determinar um orçamento à sua escolha, colocar os anúncios e pagar. A diferença entre promover anúncios e simplesmente publicar na sua página do Facebook é ter a capacidade de alcançar um público-alvo maior. A vantagem do Facebook é o fato de te permitir visar um tipo de público de forma mais específica, mais do que em qualquer outra plataforma, com base na imensa quantidade de dados que o Facebook tem. Ou seja, uma vez que estes clientes em potencial já estão no Facebook, simplesmente navegando, este é o local perfeito para inconscientemente começarem a comprar.
03. Tire o máximo proveito do Instagram
Primeiramente, se você não tem uma conta no Instagram, está mais do que na hora de criar uma. O Instagram está crescendo rapidamente e tem tudo para tirar a liderança do Facebook. Mais ainda, há diversas formas de fazer o link da sua conta do instagram ao seu site e vice versa:
Bio do Instagram: Após criar a sua conta no Instagram, a primeira coisa que deve fazer é criar uma biografia para o Instagram otimizada para a sua empresa, incluindo tudo, desde um conteúdo divertido até um link para sua loja virtual – na realidade, os consumidores já esperam encontrar esse link aqui.
Instagram Stories: Este é provavelmente o recurso mais popular do Instagram, e você deve aproveitá-lo ao máximo. É essencial para o proprietário de uma pequena empresa, uma vez que um terço das histórias mais visualizadas são de empresas. A melhor parte é que você pode incluir CTAs(Call to action - Chamada para uma ação))aqui para direcionar futuros clientes para seu site. Para isso, deve construir uma história com seus slides. Você pode atrair os clientes com conteúdo relevante e emocionante, criado para a sua marca, de vídeos a fotos, passando por hashtags e mais. Depois termine com uma CTA direcionada à sua loja virtual, como “Compre aqui” ou “Link na bio”. E contas comerciais com mais de 10.000 seguidores ou contas verificadas podem adicionar um link para sua CTA e utilizar o recurso “Swipe Up”.
Adicione um Feed do Instagram ao seu site: No seu site Wix, os internautas podem comprar produtos dos seus posts no Instagram, uma vez que este aplicativo sincroniza seu feed. E uma vez que você já postou suas fotos no Insta, a metade do trabalho já foi feita.
04. Foque na parte central do seu marketing: SEO
De qualquer forma, seu público em potencial já está buscando rapidamente no Google por produtos como os seus. Agora você só precisa descobrir uma forma de sua loja virtual ser uma das primeiras que eles vão encontrar nos resultados de busca. Otimização para motores de busca (SEO, na sigla inglesa) é o processo de maximizar o número de visitantes que chegam ao seu site através dos seus esforços para conseguir que seu site esteja no topo da lista de resultados de busca específicos.
Comece por compreender alguns termos de SEO que são críticos, como palavras-chave, para garantir que seu plano de SEO vai ser brilhante. Palavras-chave são frases curtas ou palavras individuais que possibilitam ao público encontrar sua loja virtual através dos motores de busca. Algumas são mais populares que outras, por isso é necessário se aprofundar bastante para encontrar as palavras mais adequadas. Em seguida, a ligação entre as suas palavras-chave e os visitantes acontece quando você adiciona estas pequenas frases aos seus títulos de SEO, descrições, cabeçalhos e também através das páginas do seu site.
05. Envie uma newsletter
Mais de 80% dos profissionais afirma que acima de qualquer outra forma de marketing digital, o email marketing impulsiona a aquisição por parte dos clientes e a sua retenção. Vale a pena tentar, uma vez que é uma das formas mais úteis e de maior sucesso para direcionar clientes para sua loja virtual.
Para ter a certeza que seus emails se destacarão em cada caixa de entrada onde cheguem (e não sejam meramente identificados como spam) é necessário algumas etapas preparatórias. Primeiramente, decida qual é seu intuito: você vai promover uma liquidação ou compartilhar sua nova linha de produtos?
Linha de assunto: Sua linha de assunto, em geral, é a porta de entrada para direcionar tráfego para seu site e para o sucesso de todo o seu plano de email marketing. Uma recomendação é seguir a fórmula: [Número ou questão + adjetivo + palavras-chave + promessa]. Por exemplo: “Os 5 acessórios mais duráveis para caminhadas que você vai adorar”.
Chamadas de Ação (CTAs): O grande motivo pelo qual você está redigindo um email é conseguir que clientes em potencial cheguem ao seu site. Por isso, você deve não só adicionar um link a cada foto ou cada parte importante do texto para seu site, mas também incluir uma CTA clara e específica que atraia os visitantes a sair desse email e a se direcionarem para sua loja virtual, que é para onde você quer que eles se encaminhem. Veja aqui algumas dicas úteis para dominar suas CTAs.
Conteúdo escrito: Todo o conteúdo escrito do seu email deve ser voltado para fazer seus visitantes clicarem na sua CTA. Para atingir este objetivo, você deve usar palavras que sejam cativantes, que deixem os leitores intrigados ou que sejam um gatilho para despertar certas emoções. Além disso, ninguém planeja ficar mais do que apenas alguns segundos lendo seu email, por isso a parte escrita deve ser curta e amável.
Elementos visuais: Sendo uma loja virtual, as pessoas vão querer ver exatamente o que você tem para lhes vender. Você deve incluir imagens dos seus produtos no email. E se vai lançar um novo produto, uma foto é uma forma excelente para realçá-lo. Se está procurando uma orientação sobre como fotografar seus produtos, veja este guia básico sobre fotografia de produtos.
06. Explore o mundo dos blogs
Pegue papel e caneta (virtuais, claro) e comece a escrever. Provavelmente está questionando como um blog pode ter qualquer relação com sua loja virtual. Na realidade, quer você esteja começando seu próprio blog ou escrevendo como blogueiro convidado, redigir conteúdo é uma forma garantida de direcionar tráfego orgânico para seu site e se estabelecer como especialista no seu meio. Mas esse não é o único benefício. Vamos analisar por que cada um destes métodos para escrever um blog pode ser altamente benéfico para o tráfego do seu site.
Comece um blog: Não é nenhum segredo que “blogar” é excelente para o SEO quando é feito corretamente. Quanto mais conteúdo você produzir, mais links terá para sua loja virtual. Tanto o Google como potenciais clientes serão atraídos para esta atividade. Escrever continuamente um blog também é uma forma de dar aos clientes um motivo para voltarem constantemente ao seu site para algo a mais, diferente de quando voltam procurando comprar um outro item da sua loja. Você pode usar seu blog como uma maneira de mostrar sua marca e promover seus produtos. Para fazer isso, você pode escrever sobre qualquer coisa relacionada ao seu negócio. Por exemplo, digamos que você vende equipamento para caminhadas, você pode escrever um artigo sobre “As melhores trilhas para caminhadas na América do Sul” ou então “10 itens essenciais para caminhadas que você precisa para sua próxima aventura”.
07. Interaja com influenciadores
Sair da sua bolha e entrar no mundo de outra pessoa é uma forma excelente de conseguir mais tráfego para seu site, pois você expande seu alcance para um público totalmente novo. . Influenciadores são aquelas pessoas que estabeleceram uma alta credibilidade no seu meio como criadores de tendências e com um grande número de seguidores (principalmente em plataformas como Facebook, Instagram ou YouTube). Os consumidores tendem a levar muito a sério as recomendações dos influenciadores – especialmente quando se trata de experiência de compras – uma vez que, em geral, são honestas, acessíveis e imparciais. De fato, 70% da geração millenial prefere aprovação de produtos pelos seus “pares” em vez da opinião de celebridades.
08. Anuncie no motor de busca mais popular
Com o mesmo objetivo do SEO, você também pode alcançar um público que compra produtos semelhantes aos seus no Google usando um método conhecido como marketing dos motores de busca (SEM, na sigla inglesa). Apesar de muitas ações no SEO serem gratuitas, anúncios PPC (pagamento por clique) têm custo, apesar de ser você quem decide o quanto vai gastar.
Este método de anúncio pode ser usado através do Google Ads, uma plataforma de publicidade online onde os usuários pagam para compartilhar o conteúdo com uma imensa variedade de potenciais visitantes através do Google Ad Network. E quando falamos imensa queremos dizer que alcança 90% dos usuários da Internet no mundo. Não se trata apenas de ter acesso a quase todo mundo que usa a internet, mas também pelo fato de poder definir critérios específicos da forma que quiser (localização, perfil demográfico, palavras-chave, etc). Para começar, dê uma olhada em nosso artigo sobre como anunciar no Google.
Tudo o que mencionamos relacionado à publicidade paga pode parecer muito trabalhoso, e dar a impressão de que requer muito tempo, que talvez não esteja em grande disponibilidade para você devido às inúmeras responsabilidades que tem como proprietário de uma pequena empresa. Mas, você poderá continuar cuidando dos seus negócios enquanto nós cuidamos do seu Marketing Digital. Pronto para por em prática estes métodos de direcionamento para o seu site?
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